energia eólica  

 

 

QUALIDADE.ENG.BR

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U W V X Y Z

Loading

 

K

KAIZEN - Kaizen é uma palavra japonêsa que tem o significado de uma melhoria contínua (kai - mudança , zen - melhor). A palavra, aplicada no âmbito da qualidade, tem um sentido de "guarda chuva", abrangendo uma série de conceitos, como zero defeitos, círculos da qualidade e outros.

KATRINA - FURACÃO KATRINA - O FURACÃO KATRINA foi um dos maiores desastres naturais a se abater sobre os Estados Unidos, arrasando a região de New Orleans, em 29 de agosto de 2005. Chegou a atingir a categoria 5, a maior, na Escala de Furacões Saffir-Simpson, embora tenha regredido para a categoria 4 ao chegar à região de New Orleans.

Saiba mais sobre o FURACÃO KATRINA

Saiba mais sobre a Escala de Furacões Saffir-Simpson

KYOTO - PROTOCOLO DE KYOTO - O Protocolo de Kyoto é um documento, resultado da 3ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, realizada no Japão, em 1997. O documento estabelece a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2), que responde por 76% do total das emissões relacionadas ao aquecimento global, e outros gases do efeito estufa, nos países industrializados. Os signatários do protocolo se comprometeriam a reduzir a emissão de poluentes em 5,2% em relação aos níveis de 1990. A redução seria feita em cotas diferenciadas de até 8%, entre 2008 e 2012, pelos países listados no Anexo 1 do Protocolo. Um aspecto interessante é que, inicialmente, apenas os países industrializados, pela sua contribuição histórica - e negativa - para o aquecimento global, estão obrigados a reduzir as suas emissões, enquanto países ainda em desenvolvimente, como o Brasil, embora grandes poluidores, mesmo participantes do acordo, nào estariam obrigados a qualquer redução. Para entrar em vigor, o acordo precisava do apoio de uma quantidade de países que respondessem por 55% das emissões, valor esse que foi atingido (e superado), com a adesão da Russia. Os Estados Unidos, contudo, o maior poluidor mundial, por questões econômicas internas e por falta de uma visão política global, não aderiu ao Protocolo de Kyoto.

Saiba mais sobre o PROTOCOLO DE KYOTO, em site da Revista Época

Conheça o texto integral do PROTOCOLO DE KYOTO (em inglês)

 

 política de privacidade